Categorias
Uncategorized

Introdução e Olfato Humano

SEU NOVO ESPAÇO DAS FRAGRÂNCIAS, PERFUMES E BELEZA

Bem-vindos ao universo dos perfumes importados! Aqui você encontrará resenhas, dicas e curiosidades sobre as fragrâncias mais icônicas do mundo. Seja você um apaixonado(a) por perfumes ou alguém em busca da sua fragrância perfeita, o qual será a sua assinatura. Este é o lugar para explorar e se inspirar. Descubra comigo os segredos por trás das marcas mais prestigiadas e as emoções que cada essência pode despertar. vamos juntos transformar o simples ato de usar perfume em uma verdadeira experiência sensorial.

O OLFATO HUMANO E O PERFUME

O olfato humano é responsável por detectar e identificar cheiros e odores, sendo fundamental para a proteção , memoria e prazer. Dentro das características do nosso olfato existe a capacidade de identificar milhões de aromas, sendo o principal meio de alerta para percebermos se uma substância é nociva ou não. Em contrapartida o olfato humano também está efetivamente ligado às lembranças e emoções, pois quando o olfato detecta um cheiro através da mucosa nasal, pelas terminações nervosas, envia impulsos para o cérebro que por sua vez ativa a memória e consequentemente as emoções. Outra característica importante é a contribuição para a sensação do paladar.
Sendo assim a fragrância de um perfume pode ativar a memória dos momentos e pessoas, e também transmitir uma comunicação invisível da personalidade da pessoa que está usando.
Outra questão a ser considerada é que o olfato humano pode acostumar com os cheiros, e passar a sentir com menos intensidade, esse é o momento para que a pessoa poderia trocar para uma nova fragrância preferida.
Quando uma pessoa decide adquirir um novo perfume em uma loja presencialmente, sugiro que essa pessoa limite-se em provar apenas 3 fragrâncias diferentes, pois a partir daí a detecção das notas olfativas passam a se confundir. Para uma nova rodada de fragrâncias é necessário se abster de novos cheiros por um tempo, respirar dentro de um pote com um pouco de grãos de café torrado (geralmente disponível na loja) por alguns instantes ou dar uma volta no shopping por exemplo, e depois retomar, para que o olfato possa se estabilizar novamente.
Dica de milhões, quando quiser investir na sua aparência pessoal, não esqueça do seu perfume. Pense: em qual rastro ou aroma você quer deixar para marcar sua presença? Pois a primeira impressão realmente é o que fica. Sim isso ficará para sempre na memória das pessoas ao seu redor.

  • Gostaria de fazer uma brincadeira! ¨Imagine você sentado na sua sala, você levanta e caminha até a sua geladeira, abaixa e abre a gaveta de legumes. Pega um limão, olha por um pouco tempo e cheira. Depois abre a gaveta de talheres e pega uma faca de cozinha e corta o limão ao meio, depois lambe uma das partes.¨
    Agora me diga qual foi a sua sensação? Se a sua boca salivou muito, isso mostra que o olfato e o paladar tem ligação direta com a memória, e quão podemos ser sugestionáveis.

Segundo especialistas as nossas glândulas sebáceas e sudoríparas excretam substâncias que interferem e alteram a composição do perfume que é aplicado na pele do indivíduo. Sendo assim, de uma pessoa para outra, um mesmo perfume pode ter o cheiro na pele e até mesmo o tempo de duração diferentes, conforme a fisiologia , gênero, etnia, alimentação, a forma da higienização e cuidados da pele, estados de humor, stress, alterações hormonais, condições ambientais, etc. de cada indivíduo.
Pois somos únicos diante da diversidade humana e da natureza, e temos que valorizar tudo que somos, para que possamos ser tudo que possa ser de modo alcançável, correto e perfeito para nós mesmos.
Por isso que eu criei esse site, o PORTAL DO ASPIRANTE, local onde há informações, dicas, resenhas para acrescentar na sua vida mais uma ferramenta, para você conseguir ser e talvez ter o que você aspira para ser feliz

PERFUME - UMA COMPOSIÇÃO MÁGICA

Para a criação de um perfume, as grandes marcas da perfumaria fazem pesquisas profundas sobre qual o público ou perfil deseja atingir, e quais emoções desejam evidenciar. Buscando o perfumista que fará a seleção dos extratos vegetais naturais e compostos químicos aromáticos sintéticos para a criação da fragrância ideal.

Dentro desses parâmetros o perfumista fará uma mistura que terá três níveis de compostos, formando uma estrutura com grupos de notas que são baseados no tempo da volatilidade (evaporação) que são:

• Notas de saída ou topo- são notas leves e que evaporam rapidamente, são as que invadem o ambiente em que são aplicados, pois são voláteis, geralmente lembram o frescor das ervas, limão, laranja, bergamota, menta, lavanda, etc. , sua duração é curta.

• Notas de coração- são Notas que levam aproximadamente 10 minutos para aparecer, logo após a evaporação das notas de saída. São considerados a personalidade do perfume, sua volatilidade é mais lenta. A durabilidade é de aproximadamente de 3 a 4 horas. Geralmente são florais, frutais e especiarias, equilibrando a estrutura do perfume. Exemplos de notas de coração: sândalo, Patchouli, noz-moscada, morango, pêssego, rosa, violeta, lírio-do-vale, etc.

• Notas de Fundo- são notas mais densas e persistentes. São consideradas os ” fixadores” do perfume, pois sua durabilidade é de 4 a 5 horas ou até mais. A liberação é lenta pois são menos voláteis. Geralmente são formadas de madeiras, resinas de árvores, musk sintéticos. Exemplos: âmbar, couro, cedro, Fava tonka, baunilha, pinho, musgo, etc

CONCENTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS

Na fabricação de um perfume são misturados óleos essenciais, água e álcool vegetal, mas para identificar o tipo de produto oferecido pelas grandes marcas, é necessário classificar de acordo com a concentração dos óleos essenciais, que determinam a intensidade e duração. 

Podemos classificar em  cinco grupos

  • EAU FRAÎCHE (água doce em francês); BODY SPLASH – Esse tipo de perfume recebe na sua composição olfativa aproximadamente de 1% a 3% de óleos essenciais para o restante do álcool e a água. Podendo ser usado de forma generosa diariamente para refrescar, pois é diluído levemente. Podem ser encontrados também em gel de banho. Tem a duração de 1 hora aproximadamente. Em algumas marcas são chamadas de Body Splash.
  • EAU DE COLOGNE; ÁGUA DE COLÔNIA; EDC – Nesse tipo de perfume a concentração de essência é de aproximadamente de 3% a 5%, o que o torna uma opção refrescante para dias com temperaturas altas. Podem ser usados no período diurno e em situações informais . Devem ser aplicados nos pulsos, pescoço e no corpo. Tem a duração de aproximadamente 2 horas.

 

  • EAU DE TOILETTE; EDT- Esse produto tem a concentração de essencias de 5% a 15%, e o restante divididos entre água e álcool, o que pode ser sentido de forma um pouco mais intensa. Podem ser usadas diretamente no trabalho e socialmente. Devem ser aplicadas no pulsos, pescoço de forma generosa, pois são mais equilibrados e versáteis, permanecem na pele de 4 a 6 horas, pois tem durabilidade média. São encontradas em formato spray geralmente.

 

  • EAU DE PARFUM; EDP – Esse tipo de produto tem a concentração de essência de 15% a 20% em relação ao volume. Sendo mais intenso e promovendo uma experiência olfativa ainda maior. Por esse motivo de ser usado com moderação em locais do corpo em que a maior circulação de sangue como: pulsos, atrás da orelha e também no ombro ou cotovelos para que fique mais sutil quando alguém se aproximar. Podem ser usados no final da tarde ou a noite, pois é um perfume com intensidade alta e marcante, mesmo depois de passado algumas horas. A durabilidade pode ser de 6 a 8 horas . São encontrados também em formato spray geralmente.
  • PARFUM; EXTRATO- Tem uma concentração alta entre 20% a 40% de essência na formulação do perfume. Devem ser aplicados de maneira bem reduzida em pontos quentes do corpo e com maior circulação e pulsação como pulsos e atrás da orelha e atrás do joelho. Exala por todo ambiente quando aplicados, sua durabilidade na pele varia entre 8 a 24 horas, pois possui uma fixação e intensidade alta. Perfeitos para ocasiões muito especiais ou com pessoas mais intimas . São encontrados em frascos menores e são mais difíceis de ser encontrados em lojas físicas aqui, pois o Brasil é um país com clima tropical, e esses produtos são mais usados em países com climas mais frios.

A fotos acima são só alguns exemplos para representar os tipos de perfumes conforme a concentração das essências. Posteriormente irei explicar sobre esses e muito mais. 

FAMÍLIAS OLFATIVAS

Famílias olfativas são parâmetros para classificar grupos de fragrâncias de acordo com suas características e composições, facilitando a identificação e a escolha. Dentro dessa definição podemos classificar as famílias por tipos ou categorias e subtipos. Dentro dos tipos também podemos classificar por gênero, que são:

FAMÍLIA OLFATIVA CÍTRICA

A família tem notas predominantemente feitas com frutas cítricas como o limão, laranja, bergamota, mandarina, grapfruit, lima, etc.
Por isso são frescos, suaves e voláteis, sendo apropriados para refrescar dias quentes. Encontramos perfumes cítricos em versões femininas, masculinas e compartilháveis.

 

  • Femininos: Demeter Lemon Meringue, Tommy Girl, Acqua di Gioia, Cheap and Chic Moschino I Love Love, Ô de Lancôme, etc.
  • Masculinos: 212 NYC Men de Carolina Herrera, Acqua Di Gió pour homme, etc.
  • Compartilháveis ou unissex: CK ONE Calvin Klein, 4711 ECHT KÖLNISCH WASSER

                                 

EXEMPLOS DE PERFUMES DA FAMÍLIA CÍTRICA MASCULINOS

EXEMPLOS DE PERFUMES DA FAMÍLIA CÍTRICA COMPARTILHÁVEIS OU UNISSEX

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DA FAMÍLIA CÍTRICA

São pessoas geralmente alegres, extrovertidas, leves, com muita energia, comunicativas, sociáveis, são joviais em qualquer idade, tem pensamentos positivos, são práticas, gostam de descomplicar situações, gostam de atividades físicas ao ar livre e de esportes. Se sentem atraídas por fragrâncias que façam se sentir frescas e limpas, calmas e ao mesmo tempo revigoradas. 

FAMÍLIA OLFATIVA FLORAL

A família olfativa floral é uma das que mais representam o universo feminino dentro da perfumaria. Pois as flores remetem a delicadeza, elegância e romantismo inerentes potencialmente a feminilidade, embora seja também usado na fabricação de alguns perfumes masculinos.
Por ser uma família baseada em essências de pétalas e flores das mais variadas espécies trazendo desde a delicadeza das flores dos campos até as poderosas flores noturnas como a ¨dama-da-noite¨, tuberosa, nicotiana, etc , que são amplamente usadas pelas grandes Perfumarias na criação de perfumes icônicos internacionais.

São utilizados verdadeiros ramalhetes de flores na criação de um perfume feminino, que são escolhidos minuciosamente pelos principais perfumistas.
As essências mais usadas nos perfumes são: jasmim, flor de cerejeiras, flor de laranjeiras, lírios, violeta, lavanda, rosa, ylang-ylang, tuberosa, gerânio, gardênia, etc.

Dentro da família olfativa floral existem subcategorias que irei descrever posteriormente .
Exemplos de perfumes florais: La Vie Est Belle Lancôme, J’adore Dior, Gucci Bloom, Flower by Kenzo

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DA FAMÍLIA OLFATIVA FLORAL

As características da personalidade das pessoas da família floral geralmente são pessoas naturalmente delicadas, elegantes e românticas, pois tem uma mente sonhadora no qual transitam pensamentos entre a imaginação e a nostalgia das lembranças boas do passado. Sua sensibilidade é grande pois tem a capacidade de discernir o que é bom e belo, intuição para agir nos relacionamentos e empatia pelas outras pessoas. Muitas vezes tem sentimentos nobres no coração, são carinhosas, acolhedoras e gostam de fazer gentilezas.
Destacando que essa não é uma regra e sim uma tendência. Pois para classificar uma personalidade existem vários fatores, que são abordados pela psicologia, e não sendo o meu objetivo abordar um assunto tão profundo e complexo dentro desse contexto.

FAMÍLIA OLFATIVA FRUTAL

Se pudéssemos representar a alegria e a boa vibração através de um perfume, eu destacaria a Família Olfativa Frutal como um representante ideal desse estado de humor.

Pois suas notas olfativas
principais são as frutas, que são divididas em quatro tipos:
– frutas cítricas como a laranja, bergamota, limão, etc., que tem a característica da refrescância e de ser estimulante.
– frutas aquosas como a melancia, melão, pera, etc. que traz a delicadeza e leveza.
– frutas tropicais como maracujá, manga, coco, papaia, abacaxi, pêssego, maçã, lichia, etc. que são enérgicas e exóticas.
– frutas vermelhas como morango, framboesa, mirtilos, amora, cereja, romã, etc. que trazem uma nuance adocicada e vibrante.

A família Frutal é uma excelente opção para quem deseja essências alegres, com frescor, doçura e versatilidade. Pois as notas frutadas podem também combinar com notas florais, orientais, amadeiradas ou Chipre e gourmand.
Em alguns perfumes com notas de frutas vermelhas podem combinar com notas adocicadas como o caramelo e baunilha que emprestam as notas apetitosas da família gourmand.
Posteriormente explicarei as famílias olfativas orientais, amadeiradas, chipre, gourmand e outras mais e suas combinações.

Se fosse para criar uma imagem exemplificando a sensação de que as notas frutais transmitem, eu poderia remeter a mesma sensação de estar sentada em baixo de um guarda sol, com coqueiros ao redor, tomando um suco de frutas geladas, sentindo a brisa do mar e apreciando o céu ensolarado e azul pincelado com nuvens brancas e fofas.
A família frutada tem a possibilidade de transmitir descontração, jovialidade, alegria, etc. que são ideais em climas quentes e ensolarado, ou em qualquer situação de tranquilidade, paz, prazer e alegria.

EXEMPLOS DE PERFUMES DA FAMÍLIA OLFATIVA FRUTAL 

  •  Laguna – Salvador Dali
  •  Dolce & Gabbana –                  Light Blue
  •  Ralph – Ralph Lauren
  •  Bright Crystal –     Versace
  •  Mon Paris – Ives Saint              Laurent
  •  Especially – Escada
  •  Ralph Cool – Ralph                    Lauren
  •  Fantasy – Britney                      Spears
  •  Amor Amor – Cacharel
  •  Rouge Royal – Marina              de Bourbon

29 respostas em “Introdução e Olfato Humano”

This blog is definitely rather handy since I’m at the moment creating an internet floral website – although I am only starting out therefore it’s really fairly small, nothing like this site. Can link to a few of the posts here as they are quite. Thanks much. Zoey Olsen

Hi,

I just visited portaldoaspirante.com.br and wondered if you’d ever thought about having an engaging video to explain what you do?

Our videos cost just $195 for a 30 second video ($239 for 60 seconds) and include a full script, voice-over and video.

I can show you some previous videos we’ve done if you want me to send some over. Let me know if you’re interested in seeing samples of our previous work.

Regards,
Joanna

Hi there,

We wanted to introduce you to a revolutionary system that helps you create AI-powered tools to generate steady, qualified leads without paid advertising.

Key benefits:

Create AI tools in minutes with simple copy/paste templates
Drive free, targeted traffic to any niche or offer
Built-in call-to-action system to funnel leads to your sales pages
No coding or technical experience needed

We’re currently offering a special launch price of $17 (regular $97) which includes bonus training on traffic generation and AI monetization.

For more details, check out: https://furtherinfo.info/etb

Thanks,
Sherrie

Hi there,

I’m reaching out because we’ve just released a complete WordPress video training package with unrestricted Private Label Rights. The package includes 19 professional video lessons across 4 courses, covering everything from WordPress basics to local development.

Key features:

Full PLR rights (rebrand, resell, repurpose as you wish)
4 complete courses with 19 video lessons
Professional production quality
Ready-to-launch sales materials included

This is ideal if you’re looking to quickly launch your own WordPress training business or add to your existing product line.

For detailed information and pricing, visit: https://furtherinfo.info/wpmk

Kind regards,
Micki

Hi,

I just visited portaldoaspirante.com.br and wondered if you’ve ever considered an impactful video to advertise your business? Our videos can generate impressive results on both your website and across social media.

Our videos cost just $195 for a 30 second video ($239 for 60 seconds) and include a full script, voice-over and video.

I can show you some previous videos we’ve done if you want me to send some over. Let me know if you’re interested in seeing samples of our previous work.

Regards,
Joanna

Deixe um comentário para Turoperato_wjkn Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *