O OLFATO HUMANO E O PERFUME
O olfato humano é responsável por detectar e identificar cheiros e odores, sendo fundamental para a proteção , memoria e prazer. Dentro das características do nosso olfato existe a capacidade de identificar milhões de aromas, sendo o principal meio de alerta para percebermos se uma substância é nociva ou não. Em contrapartida o olfato humano também está efetivamente ligado às lembranças e emoções, pois quando o olfato detecta um cheiro através da mucosa nasal, pelas terminações nervosas, envia impulsos para o cérebro que por sua vez ativa a memória e consequentemente as emoções. Outra característica importante é a contribuição para a sensação do paladar.
Sendo assim a fragrância de um perfume pode ativar a memória dos momentos e pessoas, e também transmitir uma comunicação invisível da personalidade da pessoa que está usando.
Outra questão a ser considerada é que o olfato humano pode acostumar com os cheiros, e passar a sentir com menos intensidade, esse é o momento para que a pessoa poderia trocar para uma nova fragrância preferida.
Quando uma pessoa decide adquirir um novo perfume em uma loja presencialmente, sugiro que essa pessoa limite-se em provar apenas 3 fragrâncias diferentes, pois a partir daí a detecção das notas olfativas passam a se confundir. Para uma nova rodada de fragrâncias é necessário se abster de novos cheiros por um tempo, respirar dentro de um pote com um pouco de grãos de café torrado (geralmente disponível na loja) por alguns instantes ou dar uma volta no shopping por exemplo, e depois retomar, para que o olfato possa se estabilizar novamente.
Dica de milhões, quando quiser investir na sua aparência pessoal, não esqueça do seu perfume. Pense: em qual rastro ou aroma você quer deixar para marcar sua presença? Pois a primeira impressão realmente é o que fica. Sim isso ficará para sempre na memória das pessoas ao seu redor.
Gostaria de fazer uma brincadeira! ¨Imagine você sentado na sua sala, você levanta e caminha até a sua geladeira, abaixa e abre a gaveta de legumes. Pega um limão, olha por um pouco tempo e cheira. Depois abre a gaveta de talheres e pega uma faca de cozinha e corta o limão ao meio, depois lambe uma das partes.¨
Agora me diga qual foi a sua sensação? Se a sua boca salivou muito, isso mostra que o olfato e o paladar tem ligação direta com a memória, e quão somos sugestionáveis.